Base do pensamento
Entendemos que todas as pessoas fazem parte de um meio, e que esse meio forma a percepção da realidade, um meio é composto por diversos eventos que possuem algum tipo de relação com a realidade, e a interpretação dessas relações forma a percepção de mundo do indivíduo.
Acreditamos que, por meio do mundo digital, é possível formar um meio isolado, de acordo com a vontade de seus usuários, caso pudéssemos definir os eventos e suas relações, poderíamos afirmar que, para os que estão presentes nesse espaço, tais relações iriam constituir uma realidade.
O desenvolvimento da tecnologia tem permitido um melhor controle de determinados aspectos da realidade, vejam o caso de um indivíduo que quisesse visitar a Alemanha, mas não possuísse os recursos necessários, seria aconselhável que visitasse uma das inúmeras cidades turísticas de origem germânica, mas por qual razão tais cidades são consideradas pontos recomendáveis? Pelo fato de que o meio nesses locais é semelhante ao de regiões germânicas.
O mesmo pode ocorrer dentro de outros aspectos da realidade, caso uma pessoa utilizasse somente as tecnologias, frequentasse locais e consumisse material típico de uma época, poderíamos dizer que ela experienciou tal período? Conforme a lógica, se o meio é o mesmo, a experiência também é compatível.
A Internet 2000s busca algo semelhante, o objetivo desse movimento não é necessariamente reproduzir de forma fidedigna épocas passadas, mas apresentar experiências que foram parcial ou totalmente esquecidas pelo tempo, alguém nascido em 2005 nunca poderia vivenciar o auge do Counter-Strike 1.6 na internet, o movimento busca justamente proporcionar traços dessas vivências aos usuários.
O mundo digital possui diversas formas de ambientação, tais como sites, mundos virtuais, bolhas digitais e outros, é de conhecimento geral que, muitas vezes, ficamos imersos em bolhas digitais, e tais bolhas criam nossos meios, uma pessoa que faz parte de uma bolha política, por exemplo, tende a se tornar cada vez mais extremista e imersa em suas próprias percepções, a questão central que nos interessa é a imersão.
A Internet 2000s busca criar um ambiente isolado da internet tradicional, preservando sentimentos e transmitindo vivências para que os usuários possam ficar imersos em uma realidade paralela, desse modo, o movimento não consiste somente em um portal de criação de conteúdo, mas em um projeto de criação de realidade virtual, bem como em um projeto artístico, desenvolvendo relações entre os conceitos abordados.
Buscamos criar uma comunidade que preze pelos antigos valores da internet, bem como pelas experiências simples da vida, devemos existir, preservar os bons sentimentos e alcançar os ideais da sociedade digital, tais ideias serão debatidas e desenvolvidas ao longo do crescimento da comunidade.
Observação: Todos os desenvolvimentos conceituais ou acadêmicos ocorrerão dentro da Academia Araska.