Cronologia

    Uma das informações mais importantes sobre o Internet 2000s é a cronologia dos eventos, muitos se perguntam se a linha do tempo é contínua ou baseada nos eventos reais, na realidade o que ocorre dentro deste universo é baseado em outra linha do tempo, eventos que ocorreram no mundo real também acontecem aqui, porém sua ordem pode ser alterada e, em geral, algumas regras são aplicadas a diferentes formas de mídia ou eventos.


Lançamentos

    Os lançamentos consistem em eventos que marcam o começo de alguma mídia, estes eventos têm sua ocorrência reportada através do boletim semanal de lançamentos, não seguindo necessariamente uma ordem, mídias lançadas em décadas diferentes podem ter seu lançamento marcado para o mesmo dia e serão tratadas da mesma forma.

    Algumas mídias são consideradas como de lançamento prévio, inicialmente alguns jogos já tiveram seu lançamento até certo ponto, os lançamentos também seguem uma linha do tempo flutuante, em outras palavras, podem ocorrer mais de uma vez ou serem repartidos, jogos como Pokemon podem ter seus títulos divididos, mesmo que originalmente as versões tenham sido lançadas simultaneamente.

    Mídias que têm origem em obras anteriores podem ser lançadas, mas somente em eventos especiais, por exemplo o caso da franquia Half-Life e de sua modificação Counter-Strike, embora Counter-Strike tenha surgido como um mod de Half-Life e dependa dele para existir, o evento de lançamento de Half-Life pode ocorrer de forma especial fora da cronologia principal, mas cronologicamente ele terá ocorrido antes.


Periodicidade

    Algumas obras possuem uma periodicidade de lançamentos e tais eventos ocorrerão de forma sequencial, Club Penguin, por exemplo, recebeu uma série de atualizações mensais ao longo de sua história e, dentro da cronologia, essas atualizações ocorrerão mensalmente, o mesmo não se aplica às sequências, um título lançado após determinado período da obra original não ocorrerá necessariamente com a mesma periodicidade.

    Em relação às atualizações, como as do Minecraft, elas podem ocorrer de forma irregular, uma atualização que na vida real aconteceu um ano após o lançamento oficial pode, dentro da cronologia, ocorrer em uma data diferente, variando conforme a necessidade.


Estilos de vida e Estéticas

    Alguns sites são destinados a estilos de vida de determinados períodos, tais sites existem de forma à parte da cronologia oficial, um site sobre o estilo de vida da década de 1990 existe, dentro da cronologia, na década de 1990, podendo ou não se relacionar com lançamentos e eventos da cronologia principal.

    O mesmo se aplica aos sites dedicados a estéticas, os quais também podem surgir em pontos alheios da cronologia, podendo ou não corresponder ao momento em que a estética existiu na realidade, o período de existência da estética sempre será mantido, o Y2K, por exemplo, sempre existirá no começo dos anos 2000, entretanto o site que faz referência a essa estética pode estar localizado em algum ponto posterior, e nesse caso estará falando do passado.


Conclusão

    A linha do tempo começa, a partir do momento em que se inicia o projeto, de forma comum, tudo o que, na vida real, ocorreu antes da data definida (2005) existe, entretanto eventos ocorridos depois não seguem necessariamente a mesma linha comum.